Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (30/05/1814 - 01/07/1876)

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (30/05/1814 - 01/07/1876)
Um russo, louco, espontâneo, libertário, internacionalista, revolucionário... um anarquista!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

História contemporânea: resumo do cap. “As novas tecnologias” para o 9° ano, p.05


Na virada do século XIX para o século XX, três invenções alavancaram a Segunda Revolução Industrial impulsionada, mais que a Primeira Revolução Industrial, pela tecnologia. O aperfeiçoamento do Dínamo, a invenção do motor a combustão interna e o processo Bessemer levaram a resultados que colocariam de vez a indústria como base da nova sociedade moderna.



O processo Bessemer.



Henri Bessemer em meados do século XIX descobriu que injetar jatos de ar no minério de ferro em fusão transformava-o em aço e com isso barateou o produto e melhorou sua qualidade. Depois percebeu-se que com alto teor de fósforo melhorava a qualidade do aço. No século XX Alemanha, Inglaterra e EUA produziam juntos 50 milhões de toneladas de aço. O novo produto (aço) substituiu o ferro na construção de trilhos ferroviários, edifícios e grandes obras.







O motor de combustão interna



O petróleo até meados do século XIX era usado apenas como lubrificante, em 1859 passou a ser destinado a produção de querosene, em muitas cidades, como Dois Córregos, usado na iluminação pública. com a invenção do motor a combustão interna em 1870, passou a ser usado massiçamente como combustível. Antes os motores eram movidos a gás natural. A partir do século XX já passou ao uso de motores a diesel no lugar de motores a vapor em locomotivas e navios.







A invenção do dínamo.



Por volta de 1870 a invenção do dínamo começou a mudar a paisagem urbana e as indústrias com a utilização da eletricidade. Em pouco tempo se espalhou por todas as partes e no interior paulista, nossa área, chega por volta de 1909.







Os transportes e as comunicações



A eletricidade, o dínamo e o motor a combustão interna trouxeram mudanças consideráveis para a modernidade e a produção:

Estradas de ferro: o aço proporcionou o barateamento na construção de ferrovias. Em 1860 havia 50 mil quilômetros de estradas no mundo; em 1890 eram mais de 250 mil;

O automóvel: o primeiro modelo, o Benz Patent Motorwagen, de 1885, que fazia 13 quilômetros por hora, do inventor Karl Benz, deu possibilidade para o surgimento de um novo meio de transporte – o carro motorizado. Henri Ford aprimorou essa invenção com a produção em série do modelo Ford T de 1908. o Ford T entrou em decadência com a concorrência do primeiro fusca de 1938, o KDF Wagen vw 38 de Hitler( a sigla DKF significa Draft Durch Freude = “Força pela Alegria”, que era a investida do partido Nazi para reviver o potencial germânico);


Modelo Benz Patent Motorwagen de 1885, de Karl Benz

Modelo Ford T de 1908, de Henri Ford.


Modelo KDF Wagen vw38, de 1938 - Fusca Wagen 38.

O telefone: o italiano Antonio Meucci queria um aparelho que possibilitava sua comunicação com sua mulher adoecida entre seu quarto e a oficina do marido, eis que surge o telefone, o problema é que o italiano não tinha se quer dinheiro para patentear o produto, pintou um tal de Graham Bell, que muitos o vêem como quem roubou a invenção, e patenteou a invenção;





Para que serviu a tecnologia?



As inovações tecnológicas tiveram um custo ambiental. Muitas florestas foram substituídas por cidades, indústrias, ferrovias e rodovias. Não preocupou-se em um equilíbrio ambiental. Essas inovações vieram em primeiro momento para auxiliar na produção da indústria. Mas essas tecnologias não eram libertadoras. Facilitou apenas a produção industrial e o operário foi mais do que nunca aprisionado no mundo das grandes indústrias.


Ilustração da cidade de Varsóvia na Polônia em 1900.





texto: Daniel S. Barbosa.


5 comentários:

  1. perfeito para entender melhor sobre a segunda revolução industrial adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força, é bom saber que ajudou. abçs.

      Excluir
  2. muito util o conteudo !!! VALEU

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM ESSE SITE ME AJUDOU E MUITO PRO MEU TRABALHO

    ResponderExcluir